Bahia, 28 de abril de 2024

(71) 3358-1791 Alternate Text (71) 98300-1075 sinepe-ba@sinepe-ba.com.br

Área Privativa:

APENAS UM DOS 25 COLÉGIOS BAIANOS COM AS MAIORES NOTAS DO ENEM É PÚBLICO

Dos 25 colégios da Bahia que obtiveram as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, 24 são particulares e somente um faz parte da rede pública de ensino. Dados que não são revelados há três anos pelo Ministério da Educação indicam que apenas o Colégio Militar de Salvador, que está em 14º lugar, aparece na lista dos desempenhos mais altos do estado. Entre os dez melhores colégios, todos são particulares e sete estão localizados na capital baiana.
Os dados sobre os desempenhos dos alunos no Enem, principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil, foram retirados do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela edtech AIO Educação, entre 31 de julho e 3 de agosto. O CORREIO teve acesso a lista dos 25 colégios mais bem ranqueados na prova dos últimos três anos.
Apesar do ranqueamento, os colégios que aparecem nos primeiros lugares não necessariamente ensinam melhor, de acordo com Ana Lorena Bruel, professora do curso de Educação da Universidade Federal do Paraná. Fatores sociais e econômicos, além da remuneração de professores e estrutura física das escolas ajudam a explicar a disparidade entre as redes privadas e públicas.
“Os estudos na área de educação indicam que o nível socioeconômico dos alunos mais explica a desigualdade. Estudantes que estão em famílias de rendas mais altas têm, em geral, mais oportunidade de aprendizagem dentro e fora da escola”, explica. Ana Lorena diz ainda que se o ranking não fosse elaborado a partir de dados individuais, os resultados poderiam ser diferentes. Questionada sobre o fato de nenhum colégio estadual estar na lista dos 25 melhores desempenhos, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disse desconhecer a metodologia utilizada pela pesquisa. “Independente das notas obtidas, os estudantes da rede estadual estão conquistando cada vez mais acesso ao Ensino Superior e nos mais diferentes cursos de graduação”, pontua. De acordo com a SEC, mais de 3,2 mil alunos da rede estadual de ensino foram aprovados em universidades através do Enem em 2022.
No contexto nacional, alunos de escolas privada tem, em média, redações com 182 pontos a mais do que os estudantes de colégios públicos. A vantagem é a maior calculada desde 2019 e é quase o triplo da verificada nas disciplinas objetivas, que, em 2022, chegou a 67 pontos, o menor patamar dos últimos oito anos.
Entre os métodos utilizados pelos colégios particulares para garantir bom desempenho no Enem estão simulados e aulas em horários opostos. Além da criação de um ambiente que estimule os alunos sem, contudo, tensionar a sala de aula. “Os alunos são estimulados a resolver exercícios diversos, fazer simulados, treinar a escrita e otimizar o tempo de estudo”, diz Patrícia Moldes, coordenadora do ensino médio do Helyos, de Feira de Santana.
Para os estudantes, a relação entre professor e aluno também é indispensável para o bom desempenho. “Acho que quando o aluno está inserido em um clima acolhedor em que ele se torna mais confiante em ser ativo na sala de aula”, diz Paula Gonçalves da Silva, 17, que está no terceiro ano do Colégio Sartre SEB Itaigara - nono da lista.
Fonte: portal de notícias Correio 24 Horas

Voltar

Endereço

Av. Antônio Carlos Magalhães, 1034
Edifício Pituba Parque Center
Salas 131 a 134, CEP: 41858-900
Salvador - BA

Contatos

Telefone: (71) 3358-1791 e 3358-7422
Alternate Text (71) 98300-1075
E-mail: sinepe-ba@sinepe-ba.com.br
Instagram: sinepeba

Filiado à:
Alternate Text

Tecnologia:
Alternate Text

© Todos os direitos reservados - Publicação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia
SINEPE/BA Powered by Colégio 24 Horas